Saiba como vender seus produtos na loja virtual do Facebook

Vai aproveitar o período de isolamento para começar a vender online? O Facebook pode ser um ótimo lugar para isso. A rede social queridinha do brasileiros oferece um marketplace tanto para empresas quanto para usuários comuns. O recurso é simples e facilita os processos já que se torna um canal direto para compra, e o melhor, sem sair do Facebook.

Quando o assunto é rede sociais os brasileiros se destacam. O Brasil é o segundo país no mundo que passa mais tempo conectado, com uma média de 3h14min diários, atrás apenas das Filipinas. E agora, durante a quarentena, é esperado que esse tempo dedicado às redes sociais aumente. Por isso, esse é o momento ideal para testar a nova forma de negócio.

Benefícios:

Uma das vantagens do marketplace do Facebook é que você não precisa ter um e-commerce para vender. Então, se você está começando e ainda não tem recursos para investir, a plataforma é uma boa forma para testar a opção de venda online para a sua empresa. Outra facilidade é que não é necessário pagar para abrir ou manter uma loja virtual no site, sendo uma ótima alternativa para tempos conturbados como os de agora.

Além disso, tudo é feito na sua própria página o que aumenta as chances do seu público comprar e também disponibiliza as métricas de desempenho da loja. Com isso, é possível acompanhar aos números de visualização, interação e vendas do produto, processo que facilita a criação de novas estratégias de venda.

Como criar uma loja no Facebook:

1. Acesse as configurações da sua página

O primeiro passo para começar a vender no Facebook é ir nas configurações da sua página comercial. Ao fazer isso, você encontra a opção de adicionar uma guia para a sua loja, dessa forma você irá ativar o recurso e seus clientes poderão acessa-la.

2. Configure sua loja

Após aceitar os termos e condições e verificar se a guia está disponível entre os ícones da sua loja, é hora de começar a configurar os detalhes!

Uma das etapas mais importantes é escolher a moeda (no nosso caso, o Real brasileiro) e o método de compra. O Facebook oferece duas opções: Mensagem para comprar ou Finalizar a compra em outro site. A primeira delas é mais indicada para quem não tem um e-commerce e precisará combinar os detalhes por mensagem. Já a segunda permite direcionar o cliente para finalizar a compra diretamente no site da empresa.

3. Adicione produtos

Com o método de compra escolhido, chegou a hora de montar seu catálogo de produtos. Para adicionar os itens a serem vendidos, é só acessar a guia da sua loja e clicar em “Adicionar Produto”. Em seguida, insira mais detalhes sobre o item, como nome, preço, descrição e uma foto.

Esse processo é ilimitado e você pode adicionar gratuitamente quantos itens quiser. O Facebook avalia todos os produtos adicionados e os disponibiliza na loja em até 24h, caso estiverem de acordo com os termos e condições.

4. Crie coleções de produtos

Além de adicionar os produtos, o Facebook também disponibiliza a opção de criar coleções para organizar os produtos da loja em categorias. Assim, fica mais fácil para o cliente encontrar aquilo que procura.

Para criar uma coleção, basta acessar a loja e clicar em “Adicionar Coleção”. Após, é necessário dar um nome para a coleção e adicionar os produtos que quiser. Também é possível escolher se a coleção ficará visível publicamente e se será um destaque da loja.

5. Promova!

Para que a sua loja virtual seja um sucesso, não basta somente adicionar os produtos, é preciso divulga-los também. Por isso, é importante manter sua página sempre atualizada com publicações de qualidade. No final, é o conteúdo que irá fazer com que sua marca se fortaleça, atraindo seguidores e clientes em potencial.