Produtividade: como aumentar a capacidade de trabalho

Cada vez mais, surge a necessidade de produzir melhor em menos tempo. Quem consegue fazer isso de maneira natural, muitas vezes, não é nenhum super-humano, somente trouxe mais disciplina aos seus hábitos e inseriu pequenas ações em seu dia a dia, mas que podem ter um grande impacto na rotina – seja de trabalho ou estudo.

Mas a pergunta que fica é: como fazer isso? Confere as nossas dicas:

  • Playlists estimulantes: sente que está precisando de um up? Procure uma lista de músicas que se encaixem na sua rotina. Está estudando? Veja uma playlist de concentração. Os criativos podem encontrar muito estímulo escutando as músicas certas. Apps de streaming de música, como Spotify e Deezer, são cheios delas!
  • Ter uma bancada organizada: pense naquela mesa de trabalho cheia de papéis, sujeira, embalagem de comida e lembretes velhos. Fica difícil fazer qualquer coisa com isso em cima, né? Tudo vira distração, o que atrapalha o rendimento. Tenha uma rotina de tirar diariamente os lixinhos, para que não acumulem na mesa.
  • Dê um tempo no email: geralmente, a gente chega no trabalho e a primeira coisa que faz é abrir a caixa de entrada, com alguns conteúdos úteis perdidos entre tantos spams e promoções. Aí começa a jornada de desafogar a caixa, perdendo boa parte do dia. A dica é ter um bom filtro de spam, além de não ficar horas limpando os emails.
  • Checklist: listas são amigas! Sempre tenha um lista de tarefas e organize-as por prioridade, ou mesmo por tempo de execução. Faça as que demandam menos tempo primeiro, para ir acumulando menos coisas, ou as que são extremamente urgentes.
  • Apps: eles podem ajudar a monitorar, organizar e criar lembretes na sua rotina. O Moment, por exemplo, conta o tempo de uso do celular, quantas vezes a tela foi desbloqueada e até horas de sono. Nele, você pode criar metas de tempo máximo, além de receber dicas para ter um uso mais eficiente. Já na Google Agenda você anota seus compromissos, lembretes e metas que gostaria de alcançar, e pode ainda sincronizar com seus contatos e redes sociais para que ele notifique sobre aniversários e datas especiais.