6 motivos para apostar no marketing digital em tempos de Covid-19

A internet já é uma peça fundamental na comunicação das empresas nos tempos atuais. Agora, com as medidas de prevenção ao novo coronavírus, essa plataforma se torna ainda mais necessária para um bom desempenho e, na maioria dos casos, para a sobrevivência dos negócios.

Confira abaixo alguns dos motivos que tornam e o marketing digital um grande aliado para a sua empresa nesse período.

1. Preserva a conexão com os clientes
É tempo de isolamento, mas isso não pode ser sinônimo de desconexão. O contato com os clientes deve ser mantido, mesmo naqueles casos em que precisaram paralisar completamente suas atividades. Dessa forma, quando essa fase passar, será mais fácil retornar à normalidade.

2. É uma alternativa para continuar vendendo
Com as medidas de isolamento, o faturamento das empresas sofreu uma queda brusca. Por isso, ferramentas já conhecidas e gratuitas podem ser a salvação do seu negócio. Uma das recomendações é fazer um cadastro no Google Meu Negócio, pois ele aumenta a chances de pessoas próximas encontrarem o seu negócio em buscas na internet. Além disso, estima-se que o tempo médio das pessoas nas redes sociais aumentou na quarentena, por isso utilizar o Facebook Marketplace e o Instagram Shop é altamente recomendado.

3. Pode ser uma expansão dos negócios
Se por um lado os serviços e vendas físicas caíram, por outro lado, a procura por serviços online e de entrega aumentaram significativamente. Esse é o momento ideal para investir em marketplaces e lojas online. Essa medida, além de ajudar o seu negócio a sobreviver durante a crise também pode representar uma expansão futuramente. Seja criativo, aposte em delivery, live e vídeo conferências para continuar a oferecer os seus serviços.

4. Humaniza sua marca
Uma sugestão importante é não apenas estar nas redes, mas sim ter uma presença eficaz nas e conhecer o seu público. Neste momento, se mostrar presente e consciente da situação atual do mundo pode ser fundamental. Isso não significa que conteúdos relacionados a Covid-19 devem ser incansavelmente postados. Mostrar a rotina, as adaptações da equipe e do trabalho também pode ser interessante ao criar uma maior intimidade entre empresa e cliente.

5. Traz credibilidade para a marca
Uma sugestão importante para ter uma presença eficaz nas redes é conhecer o seu público e descobrir quais são as melhores formas para obter engajamento. Conteúdos informativos, institucionais e interativos podem ser a melhor alternativa, pois agregam credibilidade para o serviço oferecido. Claro que anúncios e promoções também devem ser disseminados, mas, sobretudo nesse momento, é preciso tomar cuidado para que sejam abordados da forma correta e não sejam lidos de forma insensível.

6. Permite mensuração de resultados e tendências
Com uma presença forte nas redes sociais, é possível identificar com maior facilidade quais caminhos devem ser traçados. Por se tratar de um canal direto com o público-alvo, é possível conhece-lo e entender quais são as melhores formas de alcança-lo e obter resultados satisfatórios por meio de dados e estáticas. Além disso, com base no desempenho dos conteúdos é possível notar quais são as tendências e traçar novas estratégias para serem implementadas.